FDA dá aprovação total para vacina contra covid-19 da Pfizer nos EUA

783

São Paulo, 23 de agosto de 2021 – A Food and Drug Administration (FDA, equivalente a Anvisa no Brasil) concedeu aprovação total para a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer em parceria com a alemã BioNTech nos Estados Unidos. Essa é a primeira liberação do tipo para um imunizante no país.

De acordo com a FDA, a aprovação vale para norte-americanos com 16 anos ou mais. A vacina também continua disponível sob autorização de uso de emergência para jovens de 12 a 15 anos nos Estados Unidos e para a administração de uma terceira dose em pessoas imunocomprometidas.

“Embora esta e outras vacinas tenham atendido aos rigorosos padrões científicos da FDA para autorização de uso de emergência, como a primeira vacina contra a covid-19 aprovada pela FDA, o público pode estar muito confiante de que o imunizante atende aos altos padrões de segurança, eficácia e qualidade de fabricação exigidas pela FDA para que um produto seja aprovado”, disse a comissária em exercício da FDA, Janet Woodcock.

A vacina de duas doses da Pfizer foi liberada pela primeira vez em dezembro do ano passado pela agência em caráter emergencial para pessoas com 16 anos ou mais. A designação de emergência permite que os imunizantes sejam distribuídos durante crises de saúde pública com base nas melhores evidências disponíveis.

Os oponentes da vacinação obrigatória nos Estados Unidos citaram a aprovação de emergência como base para se imunizarem ou exigirem a proteção. A expectativa é de a aprovação total leve mais empresas e instituições norte-americanas a exigirem a imunização obrigatória.

“Embora milhões de pessoas já tenham recebido com segurança as vacinas contra a covid-19, reconhecemos que, para alguns, a aprovação de uma vacina pela FDA pode agora inspirar confiança adicional para serem imunizados. O marco de hoje nos coloca um passo mais perto de alterar o curso desta pandemia nos Estados Unidos”, afirmou Woodcock.

O número de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 nos Estados Unidos chegou a 170.821.621, ou o equivalente a 51,5% da população, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os norte-americanos que tomaram apenas uma dose somam 201.425.785, ou 60,7% da população.

Além da vacina da Pfizer, os Estados Unidos estão atualmente imunizando a população com as o imunizante da Moderna, que exige a aplicação de duas doses para atingirem o máximo de eficácia na prevenção da covid-19, e da Janssen, da Johnson & Johnson (J&J), de dose única – os dois últimos ainda sob autorização emergencial no país.