São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afirmou que a valorização dos ativos segue elevada, mas indicou que o sistema financeiro dos Estados Unidos está mais resiliente do que antes da crise de 2008.
“Avaliações de ativos estão elevadas e aumentaram desde julho de 2019 à medida que o apetite pelo risco do investidor parece ter crescido”, disse o Fed em relatório ao Congresso norte-americano.
O sistema financeiro norte-americano está “substancialmente mais resiliente do que antes da crise financeira. A alavancagem no setor financeiro parece baixa em relação ao histórico”, acrescenta.
Em sua última reunião de política monetária, o presidente do Fed, Jerome Powell, já havia alertado para o nível de valorização dos ativos. Segundo ele, as valorizações são elevadas, mas não estão em patamares extremos.
“Se olharmos o quadro geral, compõe vulnerabilidades para o sistema financeiro, que apresenta um quadro geral de estabilidade moderada no momento”, afirmou Powell na ocasião.