Fernández lamenta festa em pandemia e diz que não será derrubado

395

São Paulo, 16 de agosto de 2021 – O presidente da Argentina, Alberto Fernández, lamentou que tenha realizado uma festa de aniversário para sua esposa, Fabiola Yañez, na Residência de Olivos durante as restrições devido à pandemia de covid-19, e disse que um erro não o vai derrubar, após abertura de processo de impeachment pela oposição.

“Na pandemia, por um deslize, um equívoco, se organizou uma comida em Olivos que não deveria ter sido organizada. E eu não ando com voltas. Em menos de 24 horas disse que isso aconteceu e não devia acontecer, lamento que tenha acontecido”, disse Fernández em um ato em La Matanza no final de semana.

“O único responsável sou eu, me faço responsável, dou a cara, e me ponho a frente de tudo isso. E se alguém pensa que vai me fazer cair por um erro que cometi, saiba, me fortalecem, me geram convicções mais fortes”, disse o presidente.

“Tenho muito pesar pelo acontecido e deste modo me desculpei ante vocês, ante o povo, que são os únicos aos quais devo desculpas. Alguns leram minhas palavras sinceras, honestas, de arrependimento a seu modo. Alguns foram tão miseráveis que disseram que coloquei a culpa na minha companheira”.

Na sexta-feira, um grupo de legisladores da oposição na Argentina entrou com um pedido de impeachment na Câmara de Deputados contra o presidente do país, Alberto Fernández, após fotos das comemorações do aniversário da primeira-dama na Residência Olivos durante as restrições devido à pandemia do novo coronavírus.

O texto convida uma lista de pessoas a darem depoimentos ao Congresso e justifica o pedido de destituição com base em uma má gestão do chefe de estado, originada pelo caso “vacinações VIP”, o uso político da vacina, a confidencialidade dos contratos com farmacêuticas, a inexistência de políticas de testes para o novo coronavírus, entre outras críticas.