Com a aprovação do parlamento da Turquia, a Finlândia foi aprovada como membro da OTAN, que se juntará à aliança militar no dia 4 de abril. As informações foram divulgadas hoje (3) pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em uma reunião que aconteceu mais cedo com os ministros das Relações Exteriores dos países-membros.
A Finlândia será o 31º país a fazer parte da aliança militar. “Será um bom dia para a segurança da Finlândia, para a segurança nórdica e para a Otan como um todo. Vamos hastear a bandeira finlandesa pela primeira vez no quartel-general da Otan”, disse Stoltenberg.
No dia 31 de março, a Turquia havia aprovado a entrada do país nórdico à aliança militar, e o anúncio foi feito pelo secretário-geral na ocasião. De acordo com ele, foi o processo de adesão mais rápido da história da organização.
“Todos os Aliados tomaram uma decisão histórica no ano passado de convidar a Finlândia e a Suécia para se juntarem à nossa Aliança. Desde então, assistimos ao processo de ratificação mais rápido da história moderna da Otan. Os aliados concordam que uma rápida conclusão do processo de ratificação da Suécia será do interesse de todos”. A Finlândia assinou o protocolo de adesão à Otan em 18 de maio de 2022, junto com a Suécia.