São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou a nota de crédito do BTG Pactual em ‘BB-‘ com perspectiva negativa, citando a influência de sua operação doméstica, particularmente nos segmentos de banco de investimento e gestão de ativos e fortunas e mix de produtos diversificado, apesar da concentração das receitas do mercado de capitais.
Esse perfil tem apoiado o bom histórico de execução e resiliência de lucros em um ambiente operacional mais instável, disse a Fitch, em nota.
“No entanto, o perfil de crédito do BTG Pactual é altamente correlacionado com o ambiente operacional no Brasil (b + / Negativo) e, portanto, seu desempenho geral e qualidade dos ativos são sensíveis ao ambiente econômico doméstico. Além disso, o acesso, estabilidade e custos de financiamento do BTG Pactual também são influenciados por percepções do risco soberano do Brasil”, ponderou a agência.
A perspectiva do rating pode ser revisada para estável se o ambiente operacional do banco se estabilizar, limitando os riscos de queda para a qualidade e lucratividade de seus ativos, enquanto mantém os níveis de capital atuais, e em caso de revisão da perspectiva do rating soberano do Brasil para estável, acrescentou.