São Paulo, 20 de setembro de 2021 – A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu o rating final ‘BB’ à emissão de títulos de dívida internacional vinculados a metas de sustentabilidade, no valor total de US$ 700 milhões, anunciada pela companhia no dia 10, com prazo de amortização de dez anos e taxa de juros de 4,125% ao ano.
Na ocasião, a companhia também revisou sua projeção de alavancagem para 2 vezes, de 1,5 vez, após a conclusão da operação.
A classificação das notas sêniores está no mesmo nível que os ratings ‘BB’ da B3, que refletem a natureza não garantida dos instrumentos. As notas também serão classificadas pari passu com outras obrigações seniores sem garantia, disse a Fitch, em nota.
“Os ratings da B3 são baseados em sua qualidade de crédito intrínseca e são altamente influenciados por seu perfil corporativo e pelo ambiente operacional brasileiro. Sua nota de crédito está um degrau acima da pontuação do fator de ambiente operacional e dos ratings soberanos”, disse a Fitch, que considera improvável que o diferencial se amplie em um futuro próximo.
A agência também destaca que as notas de crédito refletem o modelo de negócios robusto da empresa com uma franquia doméstica dominante em serviços de comércio, pós-negociação e compensação em várias classes de ativos no Brasil e que eles são limitados por sua avaliação do ambiente operacional brasileiro para empresas de infraestrutura do mercado financeiro (FMI, na sigla em inglês), que atualmente está com pontuação ‘bb-‘, com perspectiva negativa.
Os ratings do B3 também refletem sua lucratividade acima dos pares e margens crescentes, apesar das crises econômicas nos últimos anos e apetite de risco moderado, com forte infraestrutura de risco operacional e de contraparte, e também incorporam gestão sólida, governança corporativa e estratégia, capital robusto e índices de alavancagem, e financiamento, liquidez e cobertura sólidos.
Entre os fatores que podem levar a uma atualização de classificação positiva ou negativa, a agência cita que a elevação ou rebaixamento nos ratings de dívida estão atrelados às mesmas ações nas nota de crédito da companhia.