Fitch rebaixa ratings da Azul por maior risco de refinanciamento e desvalorização do real

137

São Paulo, SP – A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou os IDRs (Issuer Default Ratings) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Azul S.A. para ‘CCC’, de ‘B-‘, e seu Rating Nacional para ‘CCC(bra)’, de ‘BB(bra)’. A Fitch também rebaixou as notas seniores com garantia da Azul Secured Finance LLP para ‘CCC’/’RR4’, de ‘B-‘/’RR4’, e as notas sem garantia da Azul Investments LLP para ‘CC’/’RR6’, de ‘CCC+’/’RR5’. . Os rebaixamentos refletem o maior risco de refinanciamento da Azul e o perfil de fluxo de caixa mais fraco, desafiado pela desvalorização do real brasileiro (BRL).

A Fitch acredita que a probabilidade de a empresa conseguir captar o financiamento necessário para melhorar materialmente sua estrutura de capital e/ou seu perfil de fluxo de caixa neste momento foi reduzida, refletindo um risco de crédito mais compatível com um rating CCC.

A agência disse que a companhia está demorando mais tempo para encontrar uma solução do que inicialmente esperava e é menos favorável em termos de pacote de garantias e custos financeiros, o que conduz ainda mais a uma estrutura de capital insustentável.

A Azul informou que suas renegociações em andamento com os arrendadores estão evoluindo e que os termos envolvem, entre outros, uma potencial dívida de substituição por participação acionária na Azul.