Fundo Verde ganha com a Bolsa brasileira, juros nos EUA e posição vendida em euro em setembro

637

São Paulo – Em carta mensal, a gestora Verde Asset informa que, em setembro, o fundo Verde teve ganhos nas posições de bolsa brasileira, na taxa de juros americana e na posição vendida em Euro. Já a posição tomada em juros na Europa, o livro de bolsa global e as posições em commodities foram os detratores do mês.

Para a gestora, o resultado do primeiro turno das eleições trouxe surpresas importantes para a maioria dos analistas. “O Congresso recém-eleito mostrou um balanço mais conservador do que se projetava, particularmente no Senado. O próximo Presidente, independente de quem vencer no segundo turno, terá que trabalhar com restrições impostas por essa composição legislativa”, comenta a Verde.

A gestora avalia que, caso Lula vença, a margem de manobra do seu governo especialmente para potenciais contrarreformas fica mais limitada. “Esse fator foi bem recebido pelos mercados, ao mitigar a probabilidade de riscos de cauda, e se refletiu num rally importante no primeiro pregão de outubro”, comenta.

A Verde destaca que o cenário global ficou ainda mais instável em setembro, com a manutenção do aperto de condições financeiras, que atingiu níveis altíssimos após o governo britânico anunciar um pacote fiscal com cortes de impostos e novos gastos, resultando num movimento exponencial nas taxas de juros do Reino Unido.

Este movimento contaminou todos os grandes mercados, com consequências sérias para preços de ativos de risco – o S&P caiu – 9,34% no mês, o pior resultado do ano. “Acreditamos que o pêndulo dos mercados começa a mostrar exageros, e nos parece claro que o brutal aperto generalizado de juros vai ter impactos importantes sobre o crescimento de todas as economias, especialmente as desenvolvidas. Os sinais disso já são evidentes em alguns indicadores antecedentes, mas devemos ver isso com mais clareza nos próximos meses”, escreve a gestora.

Após o movimento recente, o fundo Verde zerou as posições tomadas em juro nos EUA e aumentou posição em inflação implícita no Brasil, manteve em ouro e comprou mais petróleo. “Iniciamos posições vendidas no Euro e na Libra Esterlina usando estruturas de opções. As posições em ações, tanto no Brasil quanto no exterior, foram mantidas. A posição comprada em high yield global foi marginalmente aumentada”, finaliza a carta.