O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento hoje à tarde sobre o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assumirá o cargo de forma efetiva no dia 1º de janeiro. “Estamos oferecendo um presente ao Brasil, o Galípolo. Estamos mais convictos do que nunca que a estabilidade econômica e combate à inflação são importantes para proteger o salário e o poder de compra da família brasileira”, disse Lula.
Ele reforçou que o governo está tomando as medidas necessárias para proteger o arcabouço fiscal e que se manterá atento para editar novas medidas para conter gastos.
Lula destacou que o país tem instituições fortes e independentes e elogiou o futuro presidente do BC. “Você está aqui por uma relação de confiança minha e de toda a equipe de governo. Será o mais importante presidente do Banco Central que o Brasil já teve. Vai ser o presidente com mais autonomia que o Brasil já teve e vai dar uma lição de como se governa um BC com verdadeira autonomia”.
Ele reforçou que ‘jamais’ jamais haverá qualquer interferência do governo no trabalho no BC. “Te desejo muito boa sorte, que você seja um espelho para mostrar que estamos consertando o Brasil”.