Gerdau conclui aquisição de ativos da Dales Recycling nos Estados Unidos

28

São Paulo, 5 de novembro de 2024 – A Gerdau informa que, após cumprimento das condições precedentes, concluiu a aquisição de ativos da Dales Recycling Partnership, empresa de operação, processamento e reciclagem de sucata ferrosa e não-ferrosa, por meio da Gerdau Ameristeel US Inc., empresa controlada da Gerdau na América do Norte. A conclusão do negócio ocorreu em 1 de novembro.

De acordo com a Gerdau, a aquisição tem como objetivo aumentar a captura de sucata ferrosa cativa por meio de canais próprios, para fornecimento dessa matéria-prima às suas operações a um custo competitivo. O investimento está alinhado à sua estratégia de crescimento e competitividade das operações através dos ativos com maior potencial de geração de valor no longo prazo e ampliação da presença em mercados de maior rentabilidade para seus negócios, disse a empresa, em comunicado divulgado em 20 de setembro.

Em 17 de setembro, a Gerdau Ameristeel US Inc celebrou contrato para aquisição dos ativos da Dales Recycling por aproximadamente US$ 60 milhões a ser pago à vista, com recursos próprios disponíveis, no fechamento da transação, sujeito aos usuais ajustes de preço. O fechamento da transação estava previsto para ocorrer até o final de 2024, após a verificação do cumprimento das condições precedentes usuais para este tipo de operação.

O conjunto desses ativos inclui os terrenos, estoques e ativos fixos associados às operações da Dales Recycling nos estados do Tennessee, Kentucky e Missouri, nos Estados Unidos.

Na ocasião, a Gerdau informou que a Dales Recycling possuía capacidade anual de processar aproximadamente 160 mil toneladas de sucata ferrosa e não-ferrosa e nos últimos três anos registrou um ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) médio anual de aproximadamente US$ 10 milhões.