São Paulo, SP – A Gerdau informou que no último dia 1 de dezembro iniciou a execução de um investimento de R$ 100 milhões para reforma e revitalização de algumas de suas estruturas na Usina de Barão de Cocais (MG). As intervenções acontecem principalmente nos dois altos-fornos e na aciaria. Até 31 de janeiro de 2023, a operação ficará paralisada e contará com 940 novos trabalhadores de empresas parcerias para execução das atividades.
As obras contarão com reparos da estrutura dos altos-fornos, modernização de equipamentos para segurança de processo e controle de emissões no sistema de lavagem de gases e despoeiramentos. Na aciaria também serão trocados equipamentos importantes para garantir os controles de emissões, como a chaminé e o vaso, além da reforma do misturador.
O gerente executivo da Gerdau em Barão de Cocais, Paulo Cesar Bueno, explicou que a grande maioria dos projetos são de segurança operacional e estão voltados para estabilidade produtiva e diminuição dos riscos de parada.
“Esses investimentos em modernização são necessários para garantir maior eficiência e eficácia operacional da nossa usina, de forma a garantir a melhor performance dos equipamentos, além de oferecer sempre mais segurança aos nossos colaboradores”, conclui.
A Gerdau passou a operar a usina de Barão de Cocais em 1988. A unidade, que foi a primeira da companhia em Minas Gerais, tem a capacidade produtiva de 330 mil toneladas de aço por ano. A usina utiliza fontes renováveis para a produção de aço, como carvão vegetal, além de contar com a reciclagem de sucata ferrosa. O aço que sai da unidade é voltado principalmente para a produção de itens como torres de transmissão de energia, pivô de irrigação, ferramentas manuais, entre outros.