São Paulo, SP – A Gerdau informou ontem que celebrou acordos definitivos para a venda da totalidade de suas participações societárias de 49,85% na joint-venture Diaco (e subsidiárias) e de 50% na joint-venture Gerdau Metaldom Corp (e subsidiárias), com atuação nos mercados da Colômbia, República Dominicana, Panamá e Costa Rica, cujo adquirente será o Grupo INICIA, atual sócio da Gerdau nas referidas joint-ventures. A transação se dará por um preço base correspondente a US$ 325 milhões.
A estimativa é que o fechamento da transação ocorrerá dentro do primeiro semestre de 2024, quando do cumprimento de condições precedentes usuais em operações desta natureza, especialmente a aprovação pela autoridade de defesa da concorrência na Colômbia.
“A companhia reforça que a transação está alinhada à sua estratégia de alocação de capital, concentrando-se no crescimento e na competitividade dos ativos com maiores potenciais de geração de valor no longo prazo. Dessa forma, os recursos provenientes da transação serão utilizados na execução do programa de Capex Estratégico”, detalhou o comunicado.
O conjunto de ativos detidos pelas referidas joint-ventures compreende unidades industriais de produção de aços longos com capacidades de produção de 360 mil toneladas de aciaria e 1.250 mil toneladas de laminação.
Nos últimos 6 anos, o Ebitda médio combinado de ambas as operações foi de US$ 134 milhões, sendo a participação da Gerdau correspondente a aproximadamente 50% dessa geração. As referidas unidades integravam a Operação América do Sul da companhia e eram tratadas contabilmente via o método de equivalência patrimonial.