Gol estima prejuízo de R$ 1,81 por ação no terceiro trimestre de 2022

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São Paulo – A Gol divulgou ontem (12/10) uma atualização ao investidor sobre suas expectativas para o terceiro trimestre de 2022. Os resultados são preliminares e não auditados. O balanço oficial será divulgado no dia 26 de outubro.

No relatório, a companhia informou que a receita unitária de passageiros (PRASK) esperada para o terceiro trimestre é maior em aproximadamente 45%, comparada ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo crescimento contínuo na demanda doméstica de viagens de lazer combinado com a retomada gradual de viagens internacionais. Mas projeta um prejuízo por ação (LPA) e prejuízo por ação depositária americana (LPADS) de aproximadamente R$ 1,81 e US$ 0,71 respectivamente.

A receita da Smiles foi maior em 53% em comparação ao mesmo período de 2019 com um crescimento na base de clientes de 31% versus terceiro trimestre de 2019. A receita unitária total (RASK) deverá apresentar crescimento de 45% no mesmo período.

A alavancagem financeira da Gol, representada pelo indicador Dívida Líquida/ EBITDA, foi aproximadamente 10x no trimestre findo em setembro de 2022. A liquidez total no final do trimestre está estimada em R$ 3,6 bilhões. A margem EBITDA no trimestre está estimada em aproximadamente 15%.

Por fim, a Gol disse que o custo unitário ex-combustível (CASK Ex-Fuel) deverá reduzir aproximadamente 25%, comparativamente ao terceiro trimestre do ano anterior, principalmente devido ao aumento de oferta (ASKs) e incremento de produtividade (utilização de aeronaves e eficiência operacional).

“Os custos unitários com combustíveis (CASK combustível) deverão apresentar aumento de 87% comparativamente ao 3T21, impactado pelo aumento do preço médio do querosene de aviação (QAV) em aproximadamente 89% parcialmente compensado por uma redução de aproximadamente 4% no consumo de combustível por hora operada devido a maior parcela da frota composta pelas aeronaves 737-MAX”, detalhou a companhia.

Financiamento

A Gol informou hoje sobre a conclusão de uma linha de financiamento de US$ 80 milhões com a Apollo PK AirFinance para a aquisição de nove motores novos spare diretamente da fabricante CFM. A transação irá proporcionar a GOL a flexibilidade operacional adicional para a renovação da frota e apoiará o aumento da produtividade e redução dos custos unitários.

Os nove motores novos são compostos por 1 LEAP-1B25 e 8 CFM56-7B27 que equiparão as frotas de Boeing 737-MAX e Boeing 737-NG, respectivamente. Serão recebidos pela companhia diretamente da CFM International até o final de 2022.

Segundo o comunicado, esse financiamento diversifica ainda mais os financiamentos de investimentos da Gol a custos competitivos e reduz o caixa necessário para a renovação da frota. A taxa de juros all-in é de aproximadamente 7% ao ano, e o prazo de amortização é de 5 anos.

Por fim, a nota disse que os recursos originados pela transação cobrirão a totalidade do custo de aquisição dos motores, descontados dos adiantamentos (pre-delivery payments) já realizados pela Gol.