Gol fecha financiamento de até US$ 600 milhões para comprar aviões

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São Paulo – A Gol fechou um financiamento de até US$ 600 milhões com a gestora Castlelake para financiar a aquisição de 12 novas aeronaves 737 MAX 8 que serão entregues a partir de janeiro de 2022.
A transação contemplará 10 arrendamentos financeiros e dois “sale-leasebacks”. A taxa de juros para os arrendamentos financeiros é de aproximadamente 6% ao ano, o que representa uma redução em relação aos custos de arrendamentos operacionais das aeronaves atuais na frota, segundo a companhia.
Os recursos originados pela transação cobrirão 100% do custo de aquisição das novas aeronaves e provem recursos adicionais que serão direcionados para obrigações e custos de devolução das aeronaves 737 NG da Gol, disse  a empresa, em comunicado.
A companhia espera devolver até 18 aeronaves 737 NG em 2022, e um total de 34 aeronaves NG até o final de 2025, o que deverá contribuir ainda mais com a redução de custos unitários.
“A entrega dessas 12 aeronaves Boeing 737 MAX adicionais começa em janeiro de 2022, em linha com o plano da GOL de acelerar a transformação de sua frota e possuir metade de suas aeronaves sob arrendamentos financeiros até 2026.”
No terceiro trimestre de 2021, a companhia firmou contratos para 26 aeronaves adicionais MAX 8, e atualmente possuiu um total de 102 aeronaves Boeing 737 MAX a serem entregues.
Segundo Paulo Kakinoff, Diretor-Presidente da empresa, o financiamento dessas aeronaves Boeing 737 MAX marca o início de um novo ciclo de criação de valor na frota da GOL. “Com condições favoráveis de mercado para novas aeronaves MAX e nossa forte parceria com a Boeing, como um de seus maiores clientes, essas aeronaves fortalecem ainda mais a nossa posição de liderança no mercado”.
Para o Diretor Vice-Presidente de Operações, Celso Ferrer, a aceleração na transformação da frota para o 737 MAX posiciona de forma mais competitiva para crescer com maior flexibilidade na gestão da capacidade e possibilita a expansão de rotas e destinos, o que garantirá alta eficiência no atendimento às oscilações na demanda por viagens. “A adição dessas novas aeronaves reduzirá a idade média da frota da GOL de 11 para 7 anos”, conclui Ferrer.
O Boeing MAX também é um componente chave na meta da Companhia para atingir a neutralidade de carbono até 2050, já que essa aeronave consome 15% menos combustível, produz 16% menos emissões de carbono e 40% menos ruído, e possui maior alcance de voo do que o modelo NG.
Richard Lark, Diretor Vice-Presidente Financeiro, afirmou que a companhia está em uma posição vantajosa para melhor otimizar a estrutura de capital por meio de diversos acessos a fontes de financiamento disponíveis via agências de crédito de exportação, mercado de capitais e arrendamentos operacionais.
“Essa última transação de aeronaves reforça ainda mais a sustentabilidade financeira de nossa gestão de frota e aumenta o valor da Companhia para todos os stakeholders por meio de ganhos de eficiência que alcançaremos”.