São Paulo, SP – A Gol divulgou hoje o balanço do quarto trimestre de 2023, com prejuízo líquido de R$ 1,097 bilhão, revertendo o lucro de R$ 230,9 milhões registrado no mesmo
período de 2022.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês)
recorrente foi de R$ 1,615 bilhão, alta de 38,3% em relação ao último trimestre de 2022. A margem Ebitda recorrente alcançou 32%, alta de 7,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022.
A receita líquida foi de R$ 5,042 bilhões, crescimento de 6,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O EBIT (lucro antes de impostos) recorrente foi de R$ 1,180 bilhão, com margem de 23,4%. Em uma base por assento-quilômetro disponível, o EBIT atingiu 11,0 centavos (R$).
A relação dívida líquida ajustada sobre o EBITDA recorrente UDM foi de 3,7x em 31/12/2023, uma redução de 0,3x comparada a alavancagem em 30 de setembro de 2023.
O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) reduziu 1%, enquanto o total de AssentoQuilômetro Ofertado (ASK) diminuiu 5,6%.
A taxa de ocupação média (load factor) foi de 84%, um aumento de 3,9 p.p. A taxa de ocupação doméstica foi 83,8% (maior em 3,2 p.p.), enquanto a taxa de ocupação internacional foi de 85,7% (maior em 10,1 p.p.).
A demanda GOL no mercado doméstico atingiu 8.117 milhões de RPK, uma redução de 1,1% comparado ao 4T22. A oferta GOL no mercado doméstico por sua vez atingiu 9.687 milhões de ASK, representando um decréscimo de 4,9% ano contra ano.
A taxa de ocupação neste mercado foi de 83,8% e a Companhia transportou cerca de 7,4 milhões de Clientes no 4T23, um incremento de 0,4% comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior.
A oferta GOL no mercado internacional, medida em ASK, foi de 1.045 milhões, e a demanda (em RPK) foi de 895 milhões. Neste período a GOL transportou cerca de 0,4 milhões de passageiros nesse mercado
A utilização das aeronaves operacionais aumentou em 0,9%, para 11,7 horas por dia. O número de passageiros transportados cresceu 0,6%, para 7,8 milhões. A receita líquida por
Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) evoluiu 13,1% para 47,0 centavos (R$).
O yield médio por passageiro cresceu 9,2%, atingindo o recorde para um quarto trimestre de 52,6 centavos (R$). O Custo por Assento Quilômetro (CASK) para operações de passageiros diminuiu 1,9% para 35,31 centavos (R$), enquanto o CASK Combustível diminuiu 18,5% para 13,25 centavos (R$), devido à redução de 22% nos preços do querosene de aviação.
No 4T23, o volume total de decolagens da Companhia foi de 54.207, representando um decréscimo de 5,2% comparativamente ao 4T22. O total de assentos disponibilizados pela GOL ao mercado foi de 9,6 milhões, representando um decréscimo de 3,8% comparativamente ao mesmo período de 2022.
O PRASK líquido no 4T23 foi 14,6% maior comparado ao 4T22, atingindo 44,18 centavos (R$). O RASK líquido da companhia foi de 46,98 centavos (R$), representando um incremento de 13,1% também comparado ao mesmo período do ano anterior. O yield líquido registrado no 4T23 foi de 52,61 centavos (R$), resultando em um acréscimo de 9,2% comparado ao 4T22.