Governo analisa possível caso confirmado de coronavírus no Brasil

716

São Paulo – Um homem de 61 anos que mora em São Paulo e retornou recentemente da Itália pode ser o primeiro paciente brasileiro efetivamente contaminado pelo coronavírus, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, que aguarda o resultado de mais um teste para determinar se de fato houve a contaminação.

O homem viajou para a Itália a trabalho, sozinho, entre 9 e 21 de fevereiro, e apresentou alguns dos sintomas relacionados ao coronavírus febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Segundo as informações divulgadas ontem à noite pelo governo federal e pela Secretaria da Saúde de São Paulo, o paciente está bem e recebeu as orientações de precaução padrão.

O homem foi acolhido na terça-feira, após as 12h, no Hospital Israelita Albert Einstein, que registrou a notificação de caso suspeito do Covid-19 – a denominação internacional da doença – e realizou testes preliminares para detectar se houve a contaminação.

“Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente”, disse o órgão em nota.

O governo também está identificando os contatos do homem possivelmente contaminado desde o voo que ele tomou para retornar da Itália.