São Paulo – O governo federal dos Estados Unidos aumentará o fornecimento de doses de vacina contra o novo coronavírus para 13,5 milhões por semana aos estados do país, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa ontem.
“Isso representa um aumento de 57% em relação ao valor recebido pelos estados quando o presidente foi empossado”, disse.
Psaki afirmou que a 25, o que equivale a 2 milhões de doses indo para farmácias locais esta semana. Com o aumento da oferta, mais de 40 mil farmácias em todo o país fornecerão vacinas contra covid-19.
“Este programa irá expandir o acesso em bairros de todo o país para que as pessoas possam ligar e marcar uma consulta e obter sua injeção de forma conveniente e rápida”, disse a porta-voz. “Esta é uma parte crítica do nosso plano”.
Segundo ela, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é o responsável pela resposta à pandemia de covid-19, mas é importante que as pessoas saibam o que foi herdado da administração anterior.
“O que ele herdou não foi suprimento suficiente, nem vacinadores suficientes, nem lugares suficientes para a vacinação acontecer. As comunidades foram deixadas por conta própria. E então, é nisso que ele está focado e trabalhando”.
A administração de Biden tem anunciado medidas para acelerar a vacinação no país, incluindo o envio de militares e médicos e enfermeiras aposentadas para aplicar doses, além da inauguração de centros de vacinação em massa no Texas e na Califórnia. Biden também anunciou na semana passada acordos com a Pfizer e Moderna para comprar 200 milhões de doses adicionais.