Governo do Reino Unido anuncia empréstimo de 89 milhões de libras à Embraer

791

São Paulo – A UK Export Finance, agência de crédito à exportação do Reino Unido, apoiou um empréstimo de 89 milhões de libras à Embraer, por meio da parceria com o JP Morgan, que atuou como banco credor e arranjador desse negócio, informou o governo do país.

O acordo permitirá ao Reino Unido exportar, à fabricante brasileira, bens e serviços que serão incorporados às suas aeronaves.

O acordo ajudará a Embraer a acessar peças críticas, componentes e tecnologia de fornecedores do Reino Unido que aprimorarão seus programas de aeronaves comerciais e de defesa, disse o governo britânico em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

A UKEF pode ajudar os compradores estrangeiros a obter apoio financeiro para realizar seus projetos, desde que se comprometam a adquirir bens e serviços do Reino Unido.

Por meio do UKEF, o Reino Unido também pode ajudar compradores internacionais a acessar financiamento e seguro quando não estiverem disponíveis no setor privado.

A agência britânica tem mais de 3 bilhões de libras disponíveis para ajudar os compradores brasileiros a acessar o financiamento de que precisam para negociar com o Reino Unido, com a capacidade de fornecer garantias em reais brasileiros para que as empresas brasileiras possam acessar o financiamento em sua própria moeda.

Segundo o governo britânico, a iniciativa fortalece os laços entre os países e promoverá a colaboração futura entre fornecedores do Reino Unido e fabricantes brasileiros no setor aeroespacial.

Antonio Carlos Garcia, Diretor Financeiro da Embraer, disse que este é o primeiro acordo da Embraer com a UKEF e ele “mostra o sucesso de nossa estratégia de diversificação de nossos fornecedores e parceiros financeiros. Estamos sempre em busca de ações que melhorem o perfil de nossa dívida, e esta operação é mais um passo nessa direção.”