Governo dos EUA lança programa de segurança cibernética em dispositivos inteligentes

1158

São Paulo – O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (18) um novo programa chamado “US Cyber Trust Mark”, liderado pela presidente da Federal Communications Commission (FCC), Jessica Rosenworcel. Segundo o comunicado da Casa Branca, o objetivo é certificar e rotular dispositivos inteligentes, como geladeiras, micro-ondas, televisões, entre outros, para torná-los mais seguros e menos vulneráveis a ataques cibernéticos.

Grandes fabricantes e varejistas, incluindo Amazon, Best Buy, Google, LG Electronics USA, Logitech e Samsung Electronics, anunciaram seu apoio ao programa, que proporcionará aos consumidores um logotipo de escudo chamado “US Cyber Trust Mark” em produtos que atendam aos requisitos de segurança cibernética estabelecidos.

A FCC busca a participação pública para lançar o programa voluntário de rotulagem de segurança cibernética até 2024, informou o governo. O programa utilizará critérios específicos de segurança cibernética do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), como senhas fortes, proteção de dados e atualizações de software.

Além do rótulo, a FCC pretende fornecer informações de segurança específicas e comparáveis aos consumidores por meio de um código QR vinculado a um registro nacional de dispositivos certificados. O Departamento de Energia também colaborará com o National Labs e parceiros do setor para desenvolver requisitos de segurança cibernética para medidores inteligentes e inversores de energia.

Segundo a Casa Branca, através do programa “US Cyber Trust Mark”, a “administração Biden-Harris visa fornecer maior segurança cibernética aos americanos e auxiliar as empresas a destacarem produtos confiáveis no mercado”.

O comunicado destaca ainda que a implementação do programa continuará a envolver as partes interessadas, reguladores e o Congresso.