Governo lança cartão de crédito e débito para MEI com Banco do Brasil

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O governo federal lançou, nesta segunda-feira (16/9), o Cartão MEI, produto exclusivo para microempreendedores individuais. O produto foi lançado durante a MPE Week, iniciativa do Banco do Brasil em apoio a pequenas empresas. Foto: Divulgação/BB.

São Paulo, 16 de setembro de 2024 – O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte lançou nesta segunda-feira o benefício de cartão de crédito e débito para Microempreendedores Individuais (MEI), em parceria com o Banco do Brasil. O objetivo da emissão do cartão será promover a formalização da categoria e facilitar operações comerciais. O cartão foi apresentado pelo banco durante a MP Week (veja mais informações abaixo).

Uma das vantagens oferecidas será a anuidade zero. O cartão vem personalizado com nova logomarca exclusiva MEI, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor. A iniciativa busca promover a formalização, facilitar operações comerciais e contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios.

Outras vantagens para os MEIs com o produto serão parcelamento de compras à vista; parcelamento de faturas; ferramenta que centraliza o pagamento de contas e boletos.

No momento, o cartão será emitido exclusivamente em parceria com o Banco do Brasil, com confirmação da pasta que outros bancos poderão aderir à iniciativa em breve.

“A iniciativa fortalece e apoia o segmento dos MEIs. Ajuda a promover a formalização, facilita operações comerciais e contribui para a sustentabilidade dos pequenos negócios. O cartão vem personalizado com nova logomarca exclusiva MEI, trazendo o pertencimento dessa categoria ao empreendedor, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor (gov.br/mei)”, informou o governo, em nota.

O produto servirá como cartão de crédito e débito exclusivo para MEIs, com vantagens como anuidade zero, plataformas de engajamento e capacitação. Em breve, outros bancos poderão aderir à iniciativa de fortalecimento, reconhecimento e apoio aos microempreendedores individuais.

Banco lança novidades para microempreendedores

O Banco do Brasil deu início nesta segunda-feira, 16, à MPE Week, iniciativa anual de apoio a microempreendedores individuais (MEI) e pequenas empresas. As novidades para esta edição foram apresentadas em evento que contou com a presença de autoridades do governo e representantes de entidades representativas do setor.

A MPE Week é uma estratégia beyond banking do Banco do Brasil, oferecendo uma plataforma digital para conectar empresas a consumidores em todo o país. A solução permite que empreendedores criem vitrines virtuais para apresentar seus produtos e serviços, expandir seus negócios, conquistar novos clientes, aumentar o engajamento digital ou mesmo iniciar no mercado de vendas online.

Com o uso de inteligência analítica, o BB busca entender o comportamento dos clientes pessoa física e as necessidades dos clientes pessoa jurídica, integrando demandas e ofertas em uma plataforma de e-commerce, abrangendo uma jornada completa de compra e venda, desde a descoberta da oferta até a conversação.

A MPE Week tornou-se uma grande loja virtual para os mais de 80 milhões de clientes do BB, incentivando a compra em pequenos negócios e fortalecendo o comércio e a economia local.

Confira as principais novidades anunciadas para a MPE Week:

Venda com checkout integrado: O processo de compra agora é facilitado com a integração do BB Pay, uma ferramenta que garante segurança, praticidade e agilidade nas transações. O BB Pay permite a empreendedores e empresas oferecerem diversas formas de pagamento aos seus clientes, como Pix, cartão de crédito, financiamento no App BB e checkout direto no e-commerce via API. É uma ferramenta prática e segura que facilita a verificação dos pagamentos e o controle dos valores recebidos.

Busca por geolocalização: Com a funcionalidade Ofertas Perto de Você, os compradores podem localizar facilmente promoções em suas proximidades, fortalecendo o comércio local e a conexão entre vendedores e compradores.

Compartilhamento direto de lojas: Os empreendedores podem divulgar suas lojas diretamente nas redes sociais, ampliando sua visibilidade, maximizando as oportunidades de venda e ampliando a força que o BB oferece aos pequenos negócios.

Cartão MEI

Durante o evento, também foi apresentado o Cartão MEI, direcionado exclusivamente a microempreendedores individuais (MEIs). Ele oferece vantagens como anuidade zero e parcelamento de compras, facilitando o controle financeiro e o fluxo de caixa dos pequenos negócios. O cartão também simplifica o pagamento de contas e possibilita o parcelamento de faturas, o que auxilia na organização e equilíbrio das finanças destes empreendedores.

Além destes benefícios financeiros, o Cartão MEI proporciona capacitação empreendedora gratuita por meio da Liga PJ. Os clientes também têm acesso da plataforma Universo Ourocard, onde podem ganhar prêmios ao participar de desafios e jogos. O Banco do Brasil reforça assim seu compromisso em apoiar o crescimento e a gestão dos microempreendedores.

A MPE Week e o Cartão MEI são iniciativas que reforçam o compromisso do Banco do Brasil com o mercado das micro e pequenas empresas. O Banco possui uma base de 3,1 milhões de clientes MPE. Com 4,4 mil pontos de atendimento PJ no país, incluindo 215 agências exclusivas para relacionamento com MPEs, possuindo a maior rede especializada e capacitada de atendimento e relacionamento para esses clientes, contando com mais de 7,2 mil profissionais dedicados, afirma Marcelo Gomes, gerente geral da Unidade Clientes MPE do Banco do Brasil.

Como participar da MPE Week

A MPE Week 2024 está dividida em duas fases: De 16 a 30 de setembro, as empresas podem cadastrar suas ofertas na página mpeweek.bb.com.br. De 7 a 31 de outubro, os consumidores poderão aproveitar as promoções exclusivas oferecidas pelas empresas participantes.