São Paulo – O Grupo Soma reportou prejuízo líquido de R$ 1,850 bilhão no quarto trimestre de 2023, revertendo o lucro líquido de R$ 72,4 milhões no mesmo período do ano passado. Em base ajustada, o lucro líquido do período foi de R$ 113,2 milhões, 13,9% acima do registrado no quarto trimestre de 2022.
Em 2023, o prejuízo líquido foi de R$ 1,617 bilhão, ante lucro líquido de R$ 335,2 milhões em 2022. Em todo o ano passado, o Grupo Soma registrou queda de 3,6% no lucro líquido ajustado, na comparação anual, para R$ 370 milhões.
A receita líquida foi de R$ 1,499 milhões no trimestre, quando comparado ao mesmo período de 2022, alta de 9%. No ano, a receita líquida cresceu 10,1% em relação a 2022, para R$ 5,361 bilhões.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no período foi negativo em R$ 2,725 bilhões, ante ebitda positivo de R$ 188,8 milhões no 4T22. O ebitda ajustado, por sua vez, avançou 13,2%, para R$ 238,5 milhões, na mesma base de comparação. A margem ebitda ajustada foi de 15,9% no 4T23, alta de 0,4 ponto percentual (pp) na comparação anual.
As vendas no conceito mesmas lojas (SSS, unidades abertas há pelo menos um ano) da varejista no período alcançaram 8,9%, de 7,4% no 4T22.
A companhia encerrou o ano passado com 1.068 lojas (378 lojas próprias e 690 franquias) e uma base ativa de 5,9 milhões de clientes, crescimento de 7,8% na comparação com o 4T22. No canal de atacado, terminou o ano com cerca de 14 mil multimarcas.
No trimestre, a receita bruta do Grupo Soma totalizou R$ 1,759 bilhão, alta de 9% na comparação anual, sendo R$ 716,7 milhões da Hering, alta anual de 4,2%; R$ 395,8 milhões da Farm (+10,7%); R$ 187 milhões da Animale (+10,2%); R$ 140,1 milhões da Farm Global (+11,1%); R$ 97,6 milhões da NV (+1,9%); R$ 65,2 milhões da Maria Filó (+26,6%); R$ 50,4 milhões da Foxton (+27%); R$ 46,4 milhões da Cris Barros (+35,7%); R$ 34,4 milhões da Fábula (-0,3%) e R$ 25,9 milhões da Off Premium (+48%).