São Paulo – A economia da Ucrânia deve encolher cerca de 45,1% em 2022, após a invasão da Rússia fechar negócios, reduzir as exportações e tornar a atividade econômica impossível em grandes áreas do país, disse o Banco Mundial no domingo.
Segundo a instituição, o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia em 2022 cairá 11,2% devido a sanções financeiras punitivas impostas pelos Estados Unidos e seus aliados ocidentais a bancos, empresas estatais e outras instituições russas.
O Banco Mundial disse que a região do Leste Europeu, que inclui Ucrânia, Belarus e Moldávia, deve mostrar uma contração do PIB de 30,7% este ano, devido a choques da guerra e interrupção do comércio.
“A magnitude da crise humanitária desencadeada pela guerra é impressionante. A invasão russa está causando um grande golpe na economia da Ucrânia e infligiu enormes danos à infraestrutura”, disse Anna Bjerde, vice-presidente do Banco Mundial para a região da Europa e Ásia Central.
“A Ucrânia precisa de apoio financeiro maciço imediatamente, pois luta para manter sua economia funcionando e o governo funcionando para apoiar os cidadãos ucranianos que estão sofrendo e lidando com uma situação extrema”, acrescentou.