Guide prefere Magazine Luiza à Via, por maior valuation, vendas e pioneirismo em digital

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Fachada de Loja do Magine Luiza

São Paulo – As varejistas de e-commerce amargam severas perdas na Bolsa desde que atingiram cotações elevadas no período pandêmico. O movimento de perda, diz a Guide, foi motivado por uma expectativa de mudança permanente no comportamento do consumidor. Com a deterioração do ambiente macro, os valuations dessas companhias tiveram revisão brutal.

Agora, o mercado volta a olhar para o setor e muitas vezes há uma preferência nesse segmento, por isso a Guide Investimentos traçou comparativo entre companhias emblemáticas para o setor, segundo seus analistas: Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3). Dentre as duas, eles justificam a predileção pela Magalu: A Magazine Luiza foi um dos primeiros grandes players de varejo a deslocar sua operação do físico para o digital, prática comum no varejo atualmente. Esse movimento pioneiro hoje proporciona uma maior participação das vendas digitais dentro da receita bruta da companhia (60% vs 40% da Via), assim como permitiu que a companhia desenvolvesse de forma mais eficiente a sua malha logística e a sua operação de marketplace, que hoje tem 200 mil vendedores (67 mil a mais que a Via).

Os especialistas citam, ainda, a alavancagem controlada de ambas as companhias – embora a Magazine Luiza tenha mais folga no que tange a posição de caixa líquido ajustado – e a forma como a Magalu vem ajustando seu capital de giro de forma mais assertiva que a Via.

A Magazine Luiza tem o selo RA 1000 da Reclame Aqui, mostrando superioridade no quesito atendimento e experiência de compra, diz a Guide. Em termos de valuation potencial, o consenso do mercado aponta um upside maior para MGLU, o que reforça a nossa preferência.