A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reelegeu o executivo do setor de petróleo do Kuwait, Haitham Al Ghais, como secretário-geral da entidade por mais três anos. O cartel também elegeu Ademola Adeyemi-Bero, da Nigéria, como presidente do Conselho de Governadores e Eng. Adeeb Al-Aama (Arábia Saudita) como alternativo.
Al-Ghais foi ministro das Relações Exteriores do Kuwait, entre 1991 a 1993. Depois disso, ingressou no setor de marketing internacional da Kuwait Petroleum Corporation (KPC), ocupando cargos como Representante de Marketing de Petróleo Bruto e liderando escritórios regionais da empresa na China e no Reino Unido. Em 2021, foi nomeado Diretor Geral Adjunto de Marketing Internacional da KPC.
Já na Opep, Al-Ghais presidiu o primeiro Comitê Técnico Conjunto (JTC) do cartel, além de participar dos encontros do JTC e do Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial (JMMC). Em janeiro de 2022, foi nomeado por unanimidade como Secretário-Geral da Opep para um mandato de três anos. Após a morte de seu predecessor, Mohammed Barkindo, em julho de 2022, Al-Ghais assumiu como líder interino da organização antes de começar oficialmente em agosto de 2022.
O secretário-geral atua como o presidente da organização, responsável por administrar a Opep e representá-la em eventos oficiais e diplomáticos, além de manter relações institucionais com governos e organizações internacionais.