Harris volta a acusar a China de intimidação durante viagem ao Vietnã

358

São Paulo – A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, voltou a acusar a China de intimidar as nações do Mar da China Meridional em discurso no Vietnã. Harris chegou hoje à capital do país, Hanói, e também prometeu enviar aos vietnamitas 1 milhão de doses adicionais da vacina contra covid-19 da Pfizer.

“Precisamos encontrar maneiras de aumentar a pressão sobre a China para que Pequim cumpra a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e pare com sua intimidação e reivindicações marítimas excessivas”, disse Harris.

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar ou UNCLOS é um tratado internacional que descreve os direitos e responsabilidades das nações no espaço oceânico mundial. Ele forma a base de como os tribunais internacionais, como o Tribunal Internacional para o Direito do Mar, resolvem disputas marítimas.

O Mar da China Meridional é uma via navegável rica em recursos e rota de transporte comercial vital. A China reivindica quase todo o mar – partes do qual também foram reivindicadas por alguns países do sudeste asiático, incluindo Vietnã, Malásia e Filipinas.

Em 2016, um tribunal do Tribunal Permanente de Arbitragem julgou o pedido da China sem fundamento jurídico – uma decisão que Pequim ignorou.

O comentário de Harris seguiu seu discurso em Cingapura realizado ontem, quando ela disse que Pequim “coage, intimida e reivindica a vasta maioria do Mar da China Meridional.”

Harris está em viagem pelo sudeste asiático em uma tentativa de garantir aos aliados norte-americanos da região que sua parceira com os Estados Unidos é duradoura.

O presidente Joe Biden tem enfrentado críticas sobre como lidou com a retirada das forças norte-americanas do Afeganistão e os aliados dos Estados Unidos de várias partes do mundo se tornaram temerários de que o mesmo poderia acontecer com eles.

Em suas conversas com o primeiro-ministro de Cingapura, Harris discutiu questões que vão desde cadeias de suprimentos até mudanças climáticas e a pandemia.

Ela anunciou, por fim, que os Estados Unidos doarão um milhão de doses adicionais da vacina contra covid-19 da Pfizer – elevando a doação total dos Estados Unidos ao país do sudeste asiático para seis milhões de doses. Harris também lançou o novo escritório regional do Sudeste Asiático dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos em Hanói.

A vice-presidente deve concluir sua viagem ao Sudeste Asiático amanhã.