Huawei quer ser mais reconhecida na América Latina

769

Por Olívia Bulla

Xangai – Presente na América Latina há 20 anos, a Huawei tem o objetivo de se tornar mais reconhecida na região. Segundo o recém-empossado ao cargo de vice-presidente para América Latina da empresa, Bob Lee, esse será um dos principais alvos da empresa chinesa durante sua gestão.

Para ele, o 5G será importante para alcançar esse alvo. “Queremos trazer o 5G para diferentes países”, disse durante café da manhã com jornalistas latinos convidados para o Huawei Connect.

Ele lembra que a tecnologia já existe em vários países, mas ainda está começando na América Latina. “O 5G é a próxima geração que irá beneficiar várias casas e cidades, trazendo eficiência à vida das pessoas”, prevê.

A Huawei é uma das principais fornecedoras mundiais de equipamentos de telecomunicações, mas vem sendo alvo de ataques dos Estados Unidos. Em maio, o país colocou a empresa numa lista de companhias que operam com restrições no país sob o argumento de que ela representa risco à segurança nacional.

De lá para cá, alguns dos limites aplicados pela Casa Branca à Huawei foram suavizados, mas a disputa entre ela e o governo norte-americano entrou na pauta da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Agências internacionais afirmam que os norte-americanos tentaram convencer governos de outros países – como Reino Unido e Alemanha a tomar as mesmas medidas, mas sem sucesso até o momento. A Austrália foi outro país que bloqueou o uso de equipamentos 5G da companhia em licitações, e na União Europeia alguns países analisam essa possibilidade.

A Huawei negou repetidas vezes as acusações de que seus equipamentos oferecem riscos à segurança dos países que os utilizam. Anteontem, o presidente da companhia, Ken Hu, reconheceu as preocupações sobre segurança cibernética, mas afirmou que o desenvolvimento da tecnologia 5G será capaz de atenuar essas dúvidas. “O primeiro ponto é garantir que a tecnologia que a Huawei oferece é segura”, afirmou.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

*A jornalista viajou para o evento Huawei Connect a convite da empresa.