São Paulo – A Hypera projeta R$ 1,4 bilhão em vendas nos próximos cinco anos com a inserção de mais de 70 novos produtos em seu portfólio neste período, quando uma nova unidade fabril em construção em Jundiaí (SP) deve ser concluída, disse o diretor executivo da companhia, Tobias Henzel, em reunião anual com investidores e analistas, realizada nesta quinta-feira, em São Paulo (SP). A nova unidade deve representar 10-15% nas vendas totais da companhia nesse período e terá foco no mercado institucional, formado por hospitais, postos e planos de saúde, disse o executivo.
A Hypera reiterou o investimento de R$ 150 milhões neste ano, de um total de R$ 400 milhões estimados pela empresa, na unidade com foco no mercado institucional. Com área de 11 mil metros quadrados e pesquisa e desenvolvimento (P&D), planta piloto e fabril de medicamentos oncológicos, somente pesquisa e piloto de biológicos e P&D de especialidades.
Com a nova unidade, a companhia espera ter mais de 70 novos produtos nas áreas de oncológicos (28 moléculas), biológicos (7 moléculas) e especialidades (35 moléculas), e prevê um mercado endereçável de R$ 15 bilhões.
A companhia prevê lançar seis novos produtos por ano até 2025 e 15 a 18 lançamentos em 2026 e 2027, e complementar o portfólio com 11 novos produtos para novos alvos em 2028 e 2029.
Na semana passada a empresa inaugurou a fábrica de estéreis em Anápolis, que recebeu investimentos de R$ 400 milhões e triplicou a sua capacidade de produção atual.
A companhia disse que as vendas cresceram 158% no primeiro semestre, em base anual, e aumentou o portfólio em 56%, na mesma base. A companhia disse ter investido em melhorias na sua força de vendas.
Em seu plano estratégico, a companhia espera consolidar sua posição de liderança e abrir novas avenidas de crescimento, especialmente no mercado institucional. No curto prazo, a companhia não espera fazer novas aquisições, mas disse que que pode avaliar oportunidades.
“Nosso foco será acelerar a desalavancagem e a geração de caixa, e vemos um potencial de reduzir o nosso endividamento. Os executivos tem a geração de fluxo de caixa livre para o acionista em suas metas”, disse o CEO da empresa, Breno Oliveira.
“Power Brands” já crescem mais com a Hypera
A Hypera disse que suas “Power Brands” – marcas com mais de R$ 100 milhões de vendas cada uma e as marcas mais conhecidas do mercado como Buscopan, Benegripe, Dramin e Engov, por exemplo – compradas de outras empresas, já têm crescimento de pelo menos 12 pontos percentuais acima do que com antigos donos, disse o CEO, Breno Oliveira, durante o Hype Day, evento realizado na tarde de hoje para investidores e analistas.
Segundo Oliveira, das 20 marcas adquiridas pela Hypera, 15 são líderes de mercado. “Nós temos um DNA de M&A (fusões e aquisições). Fizemos a integração com as marcas que foram adquiridas em uma média de seis meses, somando R$300 milhões em sinergias, disse o executivo.
Breno Oliveira disse que desde 2018, início da companhia, a empresa tem crescido em média 19% ao ano. Excluindo as aquisições, são cerca de 13%, segundo o CEO da Hypera. O nosso guidance quase dobrou, o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 1,5 pontos percentuais.”
No mercado de genéricos, a Neoquímica foi uma aposta da Hypera que deu certo. “Investimos em marketing, e ela se tornou uma marca conhecida nacionalmente e virou Top of Mind. Conseguimos multiplicar por 10 o faturamento da marca.”
O comandante da companhia bateu forte na tecla da governança forte como vantagem competitiva, já que hoje conta com diretoria da companhia totalmente formada por executivos profissionais e que estão, em média, há oito anos trabalhando juntos. Oliveira disse ainda que esses profissionais são remunerados com ações, exaltando a cultura de meritocracia, foco nos resultados e de Cultura de Dono. O executivo tem impacto no desempenho da companhia, completou.
Recentemente, a empresa anunciou duas novas contratações em seu time de executivos Marcos Alegria e Vinicius Gil, nas diretorias de pesquisa e desenvolvimento e comercial e novos negócios.
Com Camila Brunelli / Agência CMA.