São Paulo – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) manifestou apoio ao certificado de vacinação contra a covid-19 na União Europeia (UE), iniciativa proposta pela Grécia em uma tentativa de mitigar os efeitos da pandemia sobre o turismo europeu.
Segundo o diretor geral e executivo chefe da Iata, Alexandre de Juniac, a vacinação é uma chave fundamental para reabrir as fronteiras com segurança e estimular a recuperação econômica.
“A iniciativa do primeiro-ministro Mitsotakis deve ser adotada com urgência pela Comissão [Europeia] e por todos os estados membros”, disse ele. “Um certificado de vacinação pan-europeu reconhecido seria um passo importante para dar confiança aos governos para abrir suas fronteiras com segurança e aos passageiros a confiança para voar sem a barreira da quarentena”, acrescentou.
Na semana passada, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, apresentou a proposta do certificado de vacinação contra a covid-19, que recebeu o apoio da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, e deve ser discutida pelos líderes da UE durante uma cúpula virtual, na quinta-feira.
A União Europeia iniciou a vacinação contra o novo coronavírus em dezembro do ano passado, com grupos prioritários.