São Paulo – Os últimos dados do Indice Antecedente de Vendas (IAV) do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do instituto e apurado pela EY, projetam aumento nominal de vendas, sem descontar a inflação, de 1,8% em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Para janeiro e fevereiro de 2023 também há projeção de crescimento nominal de 4,7% e 6,4%, também na comparação com os mesmos períodos de 2022. Em novembro, o crescimento foi de 5%.
Quando descontado o IPCA (Indice de Preço ao Consumidor Amplo), o índice projeta retração de 4,0% para dezembro e 1,2% para janeiro de 2023. Já para fevereiro, a projeção é um leve aumento de 0,5%, também sempre em comparação com os mesmos meses do ano anterior. Em novembro, houve queda de 0,9%.
No IAV setorial, apenas o setor de material de construção apresentou variação negativa em novembro, com retração de 2,0%. Os outros cinco segmentos apresentaram variação positiva: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,0%), móveis e eletrodomésticos (9,0%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,0%) e tecidos, vestuário e calçados (3,0%).
Em relação às projeções nominais por setores, destaque para os de tecidos, vestuário e calçados, que apresenta projeção positiva para os próximos três meses (17,0% em dezembro, 14,0% em janeiro e 18,0% em fevereiro); móveis e eletrodomésticos (11,0% em dezembro, 9,0% em janeiro e 11,0% em fevereiro); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (10,0% em dezembro, 14,0% em janeiro e 18,0% em fevereiro) e o de outros artigos de uso pessoal e doméstico (27,0% em dezembro, 13,0% em janeiro e 9,0% em fevereiro).
O setor de hipermercados, super, alimentação e bebidas apresentou projeção de queda 8,0% em dezembro e alta de 3,0% e 6,0% em janeiro e fevereiro, respectivamente. Já o setor de material de construção apresentou variação negativa de 2% em dezembro e alta de 5% e 9% em janeiro e fevereiro, respectivamente. O IAV tem antecipado com precisão o que é efetivamente realizado pelo varejo com três meses de antecedência, afirma Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.
O IDV representa 72 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados.