São Paulo – A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial e o BTG Pactual firmaram contrato US$ 50 milhões para apoiar projetos de reflorestamento na América Latina. A operação, realizada junto ao Timberland Investment Group (TIG) do BTG Pactual, visa mobilizar US$ 1 bilhão para iniciativas de reflorestamento na região. A Conservation International atua como consultora de impacto do projeto.
A estratégia de reflorestamento inclui a conservação, restauração e plantio em áreas desmatadas e degradadas na América Latina, com destaque para o Cerrado brasileiro. Metade da área será destinada ao cultivo de florestas comerciais sustentáveis, enquanto a outra metade será dedicada à proteção e recuperação de ecossistemas nativos.
Esta transação marca a primeira colaboração da IFC com um gestor institucional de investimentos florestais. A iniciativa busca gerar créditos de carbono, apoiar a mitigação das mudanças climáticas e promover práticas sustentáveis de manejo florestal no Brasil, além de criar empregos e ampliar oportunidades econômicas em áreas rurais.
O empréstimo da IFC ao BTG Pactual TIG poderá ter melhores condições financeiras caso a estratégia atinja metas específicas de melhoria da biodiversidade e da saúde dos recursos hídricos.