Porto Alegre, 16 de agosto de 2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em entrevista à Rádio Gaúcha, disse que o impasse sobre as emendas pix vai estabelecer uma relação justa entre Congresso e governo. “Os deputados têm que ter direito a emendas, mas com transparência. Congresso não pode ter um orçamento secreto”, afirmou.
O presidente fez questão de ressaltar que a relação do seu governo com o Congresso tem trazido bons resultados ao país. “Mesmo com uma base de apoio pequena, conseguimos aprovar tudo que é de interesse ao país nas duas casas”, afirmou o presidente, citando, como exemplo, a reforma tributária.
Sobre a política no Brasil, não faltaram farpas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Tenho saudades de quando meu adversário era o PSDB. Era uma política civilizada”, disse. Lula afirmou nunca ter tido relação com o ex-presidente. “Ele é um cidadão incivilizado. Não preciso da amizade dele”.
Sobre o atual ministro extraordinário de Apoio á Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, Lula afirmou que este é o ministro da Comunicação e que está emprestado ao estado. “Ele ficará aqui o tempo necessário e acredito que até setembro ele resolva os problemas do RS e volte a Brasília”, lembrando que é no próximo mês que vence a MP que confirmar o deslocamento de Pimenta.
Sobre sua relação com o agronegócio, Lula disse duvidar que outro governo tenha investido tanto no setor. “Já atendemos muita gente do agronegócio. O agro não precisa gostar de mim, auxilio o setor pela importância que ele tem para a economia do país”, destacando que seu governo já abriu 170 novos mercados para o agro.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA