O índice de preços ao consumidor da Alemanha (CPI, na sigla em inglês) teve alta de 2,5% em fevereiro em base anual e subiu 0,4% em relação ao mês anterior, de acordo com dados revisados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis). Os índices vieram em sintonia com a previsão do mercado.
Já o índice de preços ao consumidor harmonizado (HICP, na sigla em inglês), que leva em consideração os critérios da União Europeia (UE), subiu 2,7% em fevereiro em base anual e avançou 0,6% ante o mês anterior.
Os preços do setor de energia caíram 2,4% em fevereiro em base anual; os dos alimentos subiram 0,9%; e os de bens em geral subiram 1,8%. O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 3,4% em fevereiro em base anual.
A taxa de inflação continuou a desacelerar, diz Ruth Brand , presidente do Departamento Federal de Estatística. Ela acrescenta: A situação dos preços dos produtos energéticos continua a melhorar. O aumento dos preços dos alimentos abrandou acentuadamente e está agora abaixo da taxa de inflação global pela primeira vez em mais de dois anos.