Indice de preços ao consumidor sobe 2,8% em junho em base anual no Japão

333

A inflação do Japão subiu 2,8% em junho em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. Foi o mesmo índice registrado em maio.

Já na área da capital japonesa Tóquio, o índice de preços ao consumidor de junho ficou em 2,3%, acima dos 2,2% registrados em maio.

Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação do Japão teve alta de 2,2%. Os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 3,6%; de habitação, com 0,6%, e de energia, com alta de 7,7%.

“Olhando para o futuro, esperamos que a inflação subjacente permaneça em torno de 2% até o início de 2025, o que acreditamos que levará o Banco do Japão a aumentar as taxas tanto este mês quanto em outubro. No entanto, os sindicatos provavelmente pressionarão por aumentos salariais menores nas negociações salariais da primavera do próximo ano, já que a inflação não será tão forte este ano quanto foi no ano passado, o que sugere que a inflação dos serviços voltará a moderar no próximo ano”, afirma Marcel Thielant, chefe de economia para a Ásia-Pacífico da Capital Economics.