Índice GFK de confiança do consumidor da Alemanha cai a -1,6 ponto

596

São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para dezembro caiu para -1,6 ponto, depois de marcar 1,0 ponto em novembro (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que a propensão para comprar, as expectativas econômicas e de renda declinaram.

O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas caiu de 46,6 pontos em outubro para 31,0 pontos em novembro. O subíndice de expectativas de renda recuou de 23,3 para 12,9 pontos, e o indicador de intenção de compra dos consumidores teve queda de 19,4 pontos para 9,7 pontos.

“O clima do consumidor está sendo dominado por dois lados. Por um lado, há a quarta onda da pandemia do novo coronavírus com incidências explosivas, a ameaça de sobrecarregar o sistema de saúde e o medo de novas restrições. Por outro lado, uma alta taxa de inflação, atualmente de 4%, está derretendo o poder de compra dos consumidores”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK. “Isso diminui um pouco as perspectivas para os próximos negócios de Natal”.