Índice Gfk de confiança do consumidor da Alemanha cai para -22,4 pontos em fevereiro

41
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para fevereiro caiu para -22,4 pontos, depois de marcar -21,4 pontos em janeiro (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos Gfk. A previsão era de -21,8 pontos.

O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subíndice de expectativas de renda caiu para -1,1 ponto em janeiro, e o indicador de intenção de compra dos consumidores perdeu 3 pontos em janeiro e está em -8,4 pontos.

“O clima do consumidor sofreu outro revés e começa o novo ano de forma sombria. As poucas esperanças de uma recuperação cautelosa que surgiram após a alta do mês anterior foram frustradas. Desde meados do ano passado, observamos, no máximo, uma tendência de estagnação, enquanto, no primeiro semestre de 2024, os sinais ainda indicavam recuperação”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo do NIM. “Uma recuperação sustentável do clima do consumidor não está atualmente à vista, especialmente porque a taxa de inflação também voltou a subir recentemente.”