São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para maio caiu para -8,8 pontos, depois de marcar -6,1 pontos em abril (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que as expectativas econômicas e as de renda pioraram, enquanto a propensão para comprar melhorou.
“A terceira onda vai garantir que a recuperação da economia doméstica ainda está muito longe. Como em 2020, o consumo não será o esteio da economia neste ano. Nos anos anteriores à crise, os gastos do consumidor privado ainda davam uma importante contribuição para o crescimento da economia alemã”, disse o especialista do consumidor da GfK, Rolf Burkl.
O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas caiu de 17,7 pontos em abril para 7,3 pontos em maio. O subíndice de expectativas de renda recuou de 22,3 pontos para 9,3 pontos e o indicador de intenção de compra dos consumidores subiu de 12,3 pontos para 17,3 pontos.