São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para julho subiu para -0,3 pontos, o maior valor desde agosto de 2020, depois de marcar -6,9 pontos em junho, segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que as expectativas econômicas e de renda estão aumentando significativamente, a propensão a comprar mostra um crescimento moderado.
O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas subiu de 41,1 pontos em maio para 58,4 pontos em junho. O subíndice de expectativas de renda cresceu de 19,5 pontos para 34,1 pontos e o indicador de intenção de compra dos consumidores teve alta de 10,0 pontos para 13,4 pontos.
“Estamos deixando o bloqueio para trás cada vez mais. Incidências em queda acentuada, bem como avanços significativos na vacinação, permitem afrouxamentos ou aberturas cada vez mais extensas. Além disso, as férias agora são possíveis novamente. Isso garante um otimismo crescente, que também se expressa em melhor sentimento do consumidor”, segundo o especialista do consumidor da GfK, Rolf Bürkl.