Índice Gfk de confiança do consumidor da Alemanha sobe a 0,9 ponto

584

São Paulo – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para novembro subiu para 0,9 ponto, depois de marcar 0,4 ponto em outubro (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que a propensão para comprar está aumentando novamente, enquanto as expectativas econômicas e de renda estão caindo.
O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas caiu de 48,5 pontos em setembro para 46,6 pontos em outubro. O subíndice de expectativas de renda recuou 14,1 pontos, para 23,3 pontos, e o indicador de intenção de compra dos consumidores teve alta de 6,9 pontos para 19,4 pontos.
“Com este segundo aumento consecutivo, a confiança do consumidor está desafiando o aumento da inflação. Os cidadãos alemães aparentemente esperam novos aumentos de preços. Por isso, consideram aconselhável fazer compras para evitar preços ainda mais altos”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK. “Se a tendência de alta dos preços persistir, no entanto, isso terá um impacto negativo no clima do consumidor e uma recuperação fundamental provavelmente será adiada ainda mais.”