Índice Ifo de confiança do empresário alemão sobe em julho

686

São Paulo – O índice de confiança do empresário da indústria e do comércio na Alemanha subiu para 90,5 pontos em julho, depois de marcar 86,3 pontos em junho (dado revisado), segundo informações do instituto de pesquisas alemão CESifo Group.

O subíndice que mede a avaliação da situação atual das empresas subiu de 81,3 em junho para 84,5 pontos em julho, enquanto o componente que mede as expectativas dos empresários para os próximos seis meses avançou de 91,6 pontos (dado revisado) para 97,0 pontos na mesma base de comparação.

“A economia alemã está se recuperando passo a passo”, de acordo com o presidente do instituto, Clemens Fuest. Na indústria, a confiança subiu consideravelmente novamente, com a avaliação da situação atual não mais tão fraca quanto nos meses anteriores, enquanto nos serviços a confiança está agora em território positivo e os prestadores estão mais satisfeitos.

No comércio, por sua vez, as empresas ajustaram suas avaliações da situação atual e as expectativas melhoraram marcadamente. Por fim, na construção, a confiança continua a melhorar e as expectativas estão menos pessimistas.