São Paulo – O índice de confiança do empresário da indústria e do comércio na Alemanha caiu a 92,7 pontos em outubro, após registrar 93,2 pontos em setembro, segundo informações do instituto de pesquisas alemão CESifo Group.
O subíndice que mede a avaliação da situação atual das empresas subiu de 89,2 pontos em setembro para 90,3 pontos em outubro, enquanto o componente que mede as expectativas dos empresários para os próximos seis meses recuou de 97,4 pontos para 95,0 pontos na mesma base de comparação.
“As empresas estão consideravelmente mais céticas em relação aos desenvolvimentos nos próximos meses. Em contraste, elas deram uma avaliação um pouco mais positiva de sua situação atual do que no mês passado. Em vista do número crescente de infecções, as empresas alemãs estão cada vez mais preocupadas”, diz a pesquisa.
Na indústria, o índice de confiança está de volta ao território positivo pela primeira vez desde junho. No comércio, o clima caiu levemente, enquanto nos serviços o índice piorou notavelmente. Por fim, na construção, a confiança parou de subir.