Indústria de materiais de construção cresce 8,3% em dezembro e 5,8% em 2024, segundo Abramat

39
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

São Paulo, 22 de janeiro de 2025 – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramet) divulga nesta quarta-feira, 22, a nova edição da sua pesquisa Indice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor. O estudo indica que, em comparação com novembro, dezembro apresentou alta de 0,4%. Na comparação com dezembro de 2023, foi registrado aumento de 8,3%. O crescimento do último trimestre aumenta a projeção de fechamento do ano ao patamar de 5.8%, número que será consolidado na próxima pesquisa do índice.

Os dados consolidados de novembro indicam aumento de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2023. Na comparação com outubro, houve queda de 1,1%.

Na comparação segmentada entre materiais de base e de acabamento, também foram registrados crescimentos, com aumento de 8,7% para os de base e 7,7% para os de acabamento na comparação com dezembro de 2023. Já em relação com novembro houve aumento de 1,3% para base e contração de 0,6% em acabamentos.

Para 2025 também são esperados números positivos, porém com desaceleração. O faturamento das indústrias de materiais deve ter alta entre 2,0% e 3,5%, segundo as projeções de cenários da FGV.

Segundo Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, “o cenário para 2025 indica a continuidade de crescimento, ainda que em patamares percentuais menores. Seguimos confiantes de que com a continuidade dos trabalhos conjuntos de todos os participantes de nosso ecossistema, conseguiremos mais um ano positivo, fazendo frente a inúmeros desafios e ajustes que temos, para contribuir com geração de emprego e renda, fomentando inovação e sustentabilidade.”

O Indice ABRAMAT/FGV é um importante indicador do desempenho do setor de materiais de construção no Brasil, e seus dados confirmam um cenário promissor e desafiador, à medida que novos projetos no ecossistema da construção seguem em alta.