Inflação continua a cair, mas ainda permanecerá alta por muito tempo, diz Lagarde

635

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em entrevista coletiva de imprensa hoje mais cedo (27), sobre a decisão da política monetária, disse que a inflação, mesmo em ritmo de queda, ainda está alta, e que o propósito é baixá-la para a meta de 2% no médio prazo.

“As decisões futuras assegurarão que as taxas se mantenham restritivas para que a inflação chegue aos 2%”.

Embora a inflação venha caindo ao longo dos meses, a do setor de serviços se mantém em alta. “Setor de serviços se mantém resiliente, mas está em ritmo de queda. Ainda assim, o mercado de trabalho permanece robusto”.

Ela cita que os preços da energia estão caindo, parcialmente por conta do apoio governamental aos consumidores, que recebem subsídio para o pagamento das contas de luz. “As políticas fiscais ajudam a manter a economia aquecida, mas há a necessidade de se reduzir as pressões sobre os preços”.

Para Lagarde, o núcleo da inflação ainda está alto, por conta dos efeitos da pressão dos preços no passado. Por outro lado, o preço dos alimentos pode subir neste ano, por conta da saída da Rússia do acordo de grãos, e os efeitos da mudança climática, que podem interferir no plantio e colheita de grãos.

A decisão de subir as taxas de juros foi unânime, segundo a presidente do BCE, e ainda há muito a ser feito. “Temos muito chão para cobrir. Mas serão os dados econômicos a serem divulgados que nos dirão o quanto de chão ainda resta”.

Lagarde não falou se, na próxima reunião do BCE, em setembro, haverá mais subidas nos juros. “Tudo depende dos dados que receberemos. Podemos subir ou pausar”. Mas ela destacou que a ideia não é reduzir as taxas. “Nós não vamos cortar ainda”.

Entre os vários dados econômicos, como inflação, mercado de trabalho, vendas no varejo, não há um dado mais importante do que o outro, disse Lagarde. “Sabemos que estamos chegando perto do pico das subidas de taxas, mas ainda precisamos de mais informações para futuras decisões”.

No final da coletiva, Lagarde disse que os cidadãos da zona do euro já percebem que os preços estão caindo, mas ainda não é o fim do trajeto. “Estamos fazendo progressos, mas não vamos comemorar vitória. O jogo ainda continua”.