São Paulo, SP – A Genial Investimentos divulgou hoje um relatório sobre riscos e oportunidades que os investidores devem encontrar no mercado de ações em 2023, com expansão fiscal, inflação pressionada e taxa de juros em patamar mais alto por mais tempo.
Segundo a analista Filipe Villegas, em 2023, o mercado de renda variável pode ser beneficiado pela reabertura da economia chinesa, a alta dos preços do commodities, Selic mais alta ao longo do ano, privatização de estatais ligadas a governos estaduais e projetos de infraestrutura contratados no valor de R$ 900 bilhões.
“Apesar das adversidades, acreditamos que 2023 pode ser um ano de grandes oportunidades. Esperamos um primeiro semestre de bastante volatilidade e recomendamos uma postura conservadora, mas ao mesmo tempo vigilância para possíveis mudanças de cenário para o segundo semestre”, ponderou Villegas.
O analista salientou que é importante monitorar as grandes economias globais e ver como irão se comportar e assim entender quais setores serão mais ou menos impactados. Diferente de 2022, a Genial acredita que poderá existir oportunidades em diversas classes de ativos, porém para os mais agressivos é recomendado ainda uma pequena exposição.
Sobre a precificação das ações, o analista afirmou que o efeito juros, em sua maior parte, já foi precificado, e agora é necessário compreender o efeito nos resultados corporativos das empresas sobre a precificação das ações. Setores mais resilientes, empresas de valor (value), grandes geradoras de caixa, baixa alavancagem devem chamar a atenção dos
investidores.
Para as companhias estatais, a Genial acredita que o cenário fiscal apertado deve “obrigar”, os governos brasileiros a buscar alternativas para recomposição de suas receitas. Com a eleição de candidatos com visão liberal, existe uma maior probabilidade de privatizações ocorrem em Minas Gerais (Copasa, Cemig), São Paulo (Sabesp) e Paraná (Copel e Sanepar). Empresas de saneamento e setor elétrico devem entrar no radar dos investidores após as privatizações recentes da Eletrobras e da Corsan.
Diante dos desafios e oportunidades para 2023, a Genial apontou algumas ações que podem oferecer um bom retorno e devem sofrer menos com a volatilidade e a possível retração da economia mundial. Entre as escolhidas estão Prio, 3R Petroleum, SLC Agrícola, BB Seguridade, Porto Seguro, Itaú Unibanco, Assaí, Carrefour, Cury, Direcional, Weg, Randon, Vamos e Movida.
Por fim, a análise explicou que as ações brasileiras estão sendo negociadas a 9,5x P/L projetado de 12 meses ex-Petrobras e Vale, abaixo de sua média nos últimos 5 anos (de 13,5x). Incluindo Petrobras e Vale, o índice está sendo negociado a 6,6x , abaixo de sua média nos últimos 5 anos (de 10,8x)
“Numa avaliação por múltiplos podemos concluir que a Bolsa Brasileira está em níveis atrativos de preços, porém, se a situação fiscal se deteriorar, acreditamos que as ações ligadas à economia doméstica apresentarão um desempenho abaixo de outras classes de ativos”, concluiu o relatório.