São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores anunciou na quinta-feira (11) o nome do vice-chanceler da Ucrânia, Andrij Melnyk, como o novo embaixador do país no Brasil. O Itamaraty emitiu uma nota oficial expressando a satisfação do governo brasileiro em comunicar essa designação.
“O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Andrij Melnyk como embaixador extraordinário e plenipotenciário da Ucrânia no Brasil”, declarou o Itamaraty em comunicado.
O anúncio ocorre logo após a reunião entre o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, o ex-chanceler Celso Amorim, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, na quarta-feira (10).
Em publicação nas suas redes sociais, Melnyk disse que “o Brasil pode desempenhar um papel importante para cessar a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa”. Ele também ressaltou o interesse da Ucrânia em retomar a parceria estratégica assinada com o Brasil em 2009.
Anteriormente, Andrij Melnyk havia ocupado o cargo de embaixador da Ucrânia na Alemanha até o final de setembro de 2022. No entanto, ele foi reconvocado pelo presidente Zelensky depois de se envolver em um conflito com o chanceler alemão Olaf Scholz e outros líderes políticos em Berlim.