São Paulo – A Itaúsa informou a conclusão do investimento pela companhia e a Votorantim na concessionária de infraestrutura e mobilidade CCR, por meio da aquisição de 300.149.836 ações da CCR (14,86% de seu capital total) detidas pela Andrade Gutierrez Participações, com investimento total de aproximadamente R$ 4,1 bilhões.
Desse total, a Itaúsa adquiriu 208.669.918 ações, representativas de 10,33% do capital total da CCR, com investimento total de R$ 2,9 bilhões, com recursos provenientes do seu caixa próprio e de uma emissão de debêntures concluída recentemente.
Adicionalmente, nesta data entra em vigor o novo Acordo de Acionistas firmado entre Itaúsa, Votorantim e demais acionistas controladores da CCR, pelo qual a Itaúsa terá o direito de indicar dois conselheiros de administração, assim como os demais signatários do acordo de acionistas, e um membro para os comitês de assessoramento Gente e ESG, Auditoria, Compliance e Riscos, Resultados e Finanças e Novos Negócios.
“A CCR reúne características fundamentais da estratégia de alocação eficiente de capital da Itaúsa, que considera empresas líderes em seus setores de atuação, a relação risco/retorno atrativa, o potencial de crescimento e impacto positivo para a sociedade, bem como parceiros estratégicos com experiência comprovada no setor de atuação e governança que permitirá à Itaúsa o exercício de influência e compartilhamento de melhores práticas ESG”, informou a Itaúsa, em fato relevante.
A CCR confirmou a transação, via fato relevante, nos termos do Instrumento Particular de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças celebrado em 5 de julho e acrescentou que, com a transferência das ações, entrou em vigor acordo de acionistas celebrado entre Soares Penido Concessões S.A., Soares Penido Obras, Construções e Investimentos S.A, Sucea Participações S.A. e Sincro Participações S.A., Itaúsa S.A. e a Votorantim S.A., que se encontra disponível em seu site de relações com investidores.
Também nesta data, o conselho de administração da CCR se reuniu em caráter extraordinário e elegeu Roberto Egydio Setubal, Vicente Furletti Assis, João Henrique Batista de Souza Schmidt e Mateus Gomes Ferreira para compor o colegiado, todos com mandato até a sua próxima assembleia geral, em razão da renúncia apresentada por Renato Torres de Faria, Paulo Márcio de Oliveira Monteiro, José Henrique Braga Polido Lopes, Luis Claudio Rapparini Soares, Aluísio de Assis Buzaid Junior e Luiz Alberto Colonna Rosman.