São Paulo – A Itaúsa vendeu 5,6 milhões de ações classe A de emissão da XP, correspondentes a 1,02% do capital da XP (desconsideradas as ações em tesouraria), pelo valor aproximado de R$ 600 milhões, considerando a taxa de câmbio de fechamento de ontem, informou a empresa, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira.
Assim, a Itaúsa passou a deter 17.870.985 de ações da XP, equivalentes a 3,27% do capital da XP e 1,15% de seu capital votante.
Segundo a holding, a alienação decorre da decisão estratégica de reduzir sua participação na XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de ativo estratégico, sendo que os recursos obtidos serão destinados ao reforço de caixa e à ampliação do seu nível de liquidez.
A Itaúsa não espera impactos relevantes aos seus resultados do terceiro trimestre de 2023 adicionais aos efeitos relativos à mudança no tratamento contábil do investimento na XP já comunicados ao mercado no fato relevante divulgado pela companhia em 10 de julho.