São Paulo, SP – A JBS informou que vai retomar as atividades da unidade da Friboi na cidade de Diamantino, em Mato Grosso, após o incêndio ocorrido em junho deste ano. Com capacidade instalada de processamento de 3,6 mil cabeças por dia, a fábrica será a maior de carne bovina da América Latina, com 3 mil colaboradores divididos em dois turnos.
A planta opera com capacidade inicial de processamento de 600 cabeças de gado por dia, chegando a 1.800 nas próximas semanas. Neste momento, Diamantino contará com apoio em atividades complementares de duas unidades da Friboi: as plantas de Barra do Garças (MT) e Campo Grande (MS). A etapa inicial prevê um investimento de R$ 300 milhões na fábrica. “Esse investimento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das regiões em que operamos. Só no Estado do Mato Grosso, já empregamos mais de 9,5 mil pessoas, afirmou Gilberto Xandó, CEO da JBS
Brasil.
Além de equipamentos com tecnologia de ponta, a unidade retoma sua operação com estrutura para ampliar em 2,4 vezes o volume de processamento de bovinos em relação à capacidade anterior. Além disso, está preparada para o atendimento das principais exigências dos mercados internacionais, incluindo o processamento halal.
“A fábrica de Diamantino está sendo equipada com o que há de mais moderno em automação e com a mais alta tecnologia em processamento e congelamento de carne bovina, com foco em produtos de valor agregado e produtos porcionados”, afirmou Renato Costa, presidente da Friboi.
Com a conclusão das obras de ampliação da planta, em 2024, a unidade de Diamantino da Friboi vai dispor de estruturas inéditas, como um novo túnel de congelamento, um parque ampliado de embalamento de produtos a vácuo e uma área exclusiva para futura instalações de linhas específicas para produção de cortes bovinos porcionados.
As instalações têm o objetivo de, a longo prazo, contribuir com os planos de elevar a oferta de produtos com valor agregado da Friboi a partir da unidade. Segundo Costa, a unidade de Diamantino exerce um papel fundamental na estratégia de crescimento da companhia, já que fornece produtos para os principais mercados atendidos pela empresa, incluindo as linhas mais exigentes do portfólio da Friboi.