Joe Biden está preocupado com ações do Irã, diz Casa Branca

963

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considera as últimas atitudes do Irã preocupantes e espera que nova rodada de negociações com o país para um acordo nuclear deem frutos.

“O presidente certamente está preocupado com os últimos acontecimentos, como o ataque ao navio petroleiro que nossa inteligência acredita ter sido perpetrada pelo país, assim como sua resposta às acusações feitas pelo cenário internacional”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa.

Há dois dias, o petroleiro MV Mercer Street, operado por uma empresa israelense, sofreu um ataque aéreo por meio de drones perto da costa de Omã que matou duas pessoas: um britânico e um romeno.

Tanto os Estados Unidos, como o Reino Unido e Israel acusaram o Irã do ataque. O país negou as acusações e disse que qualquer retaliação feita ao ataque direcionada ao país seria respondida de forma severa e “decisiva”.

Além disso, Israel vem acusando o Irã de aumentar suas compras de equipamentos para elevar sua produção nuclear. Segundo o ministro da defesa israelense, Benny Gantz, os iranianos estariam a apenas “dez semanas de conseguir urânio enriquecido o suficiente para construir sua própria bomba atômica”.

“O Irã precisa ser transparente quanto a suas capacidades nucleares. Isso é de interesse mundial e precisamos disso para resolver a questão”, afirmou Psaki.

Ela, no entanto, disse que o governo espera que a sétima rodada de negociações entre norte-americanos e iranianos para o retorno dos países ao acordo nuclear gere bons resultados. As conversas se iniciaram hoje em Paris, na França.