Kamala Harris prega respeito por resultado e transição pacífica

130
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris / Foto: Casa Branca

São Paulo – A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse aos apoiadores que o povo norte-americano deve “aceitar os resultados desta eleição” após admitir a derrota de hoje para o presidente eleito Donald Trump.

“Hoje mais cedo, conversei com o presidente eleito Trump e o parabenizei por sua vitória,” disse Harris na Howard University, a universidade onde se formou, em Washington, garantindo que sua equipe irá ajudar Trump na transferência de poder pacífica..

Foi a primeira vez que Harris falou publicamente em vídeo desde que Trump declarou vitória na madrugada de ontem para hoje.

O discurso reforçou os temas defendidos pela campanha da democrata, como o direito das mulheres decidirem sobre o próprio corpo e o direito ao aborto, e clamou por conciliação, pedindo que o país trabalhe em conjunto para encontrar pontos em comum.

A democrata também afirmou que o resultado da eleição não era aquilo que a campanha espera, mas afirmou que irá continuar lutando para que os Estados Unidos continue sendo um país livre.

“A luz da promessa dos Estados Unidos sempre vai brilhar para todos nós. Enquanto nós não desistirmos, enquanto pudermos continuar lutando, essa luz vai continuar brilhando.”