Kazuo Ueda pode substituir Haruhiko Kuroda como presidente do Banco do Japão

1357

De acordo com o periódico Nikkei Asia, o ex-membro de políticas do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, pode ser o próximo governador do banco, que vai substituir o atual, Karuhiko Kuroda, cujo mandato termina no dia 8 de abril.

Segundo o periódico, os nomes de Ueda e Shinichi Uchida, diretor executivo do BoJ, e Ryozo Himino, ex-chefe da Agência de Serviços Financeiros, para cargos de vice-governador, serão apresentados ao Parlamento para serem aprovados.

Ueda será o primeiro governador do banco com formação em economia. Em 2000, quando ainda era membro do BoJ, ele foi contra a política de juros zero.

A ultra flexibilização da política monetária, instituída por Kuroda em 2013, foi eficaz em corrigir o iene forte. Mas seus efeitos colaterais incluíram um declínio no funcionamento do mercado e um afrouxamento da disciplina fiscal.

O próximo governador terá que trabalhar em estreita colaboração com o governo para normalizar a política monetária, evitando choques na economia japonesa e nos mercados financeiros.

Uma normalização precipitada pode chocar os mercados financeiros. Também será fundamental ficar atento ao impacto sobre empresas e famílias acostumadas a juros ultrabaixos.